ler, comentar e refletir

 

 

 

 

 

Bandeira de Cabo Verde É constituída por cinco faixas rectangulares e horizontais. Os rectângulos superior e inferior são azuis, ocupando o superior uma superfície igual a metade da bandeira e o inferior um quarto. Separando os dois rectângulos azuis, existem três faixas, cada uma com a superfície igual a um duodécimo da área da bandeira, sendo duas faixas adjacentes aos rectângulos azuis, brancas e a terceira faixa central é vermelha. Sobre os cinco rectângulos tem dez estrelas amarelas de cinco pontas, com o vértice superior na posição dos noventa graus, definindo um círculo cujo centro se situa na intersecção da mediana do segundo quarto vertical a contar da esquerda com a mediana do segundo quarto horizontal a contar do bordo inferior. A estrela mais próxima deste bordo está inscrita numa circunferência invisível cujo centro fica sobre a mediana da faixa azul inferior. O azul simboliza o mar e o céu que envolvem as ilhas. As faixas o caminho de construção do país. O branco a paz que se quer. O vermelho o esforço e a luta. As estrelas as dez ilhas que compõem o arquipélago. Esta bandeira foi adoptada em 1992. A anterior era do PAIGC que com a independência em 1975 se tornou a bandeira oficial. Esta mudança retirou o protagonismo das cores típicas das bandeiras africanas, vermelho, amarelo e verde, e assumiu uma aproximação à bandeira da Europa.

 

Síntese sócio-política:População residente 434 625 habitantes, maioritariamente católicos; moeda Escudo de Cabo Verde (CVE); capital  Cidade da Praia. A língua oficial Português, utilizando-se localmente o Crioulo.
Economicamente depende de agricultura, café, banana, cana-de-açúcar, frutos tropicais, milho, feijões, batata doce e mandioca e da riqueza marinha. O sector industrial encontra-se em pleno desenvolvimento, destacando-se  aguardente, vestuário, calçado, tintas, vernizes, turismo,  pesca, conservas de peixe, peixe congelado, lagostas e o sal, o artesanato e a construção. Os principais produtos de exportação são bananas, conservas de peixe, peixe congelado, lagostas, sal, e vestuário. Importa mais de 80% dos produtos alimentares.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.