ler, comentar e refletir

 

 

 

 

Síntese sócio-política:População 192 milhões de habitantes; unidade monetária Real (BRL); capital Brasília; área 8 514 215,3 Km2;  República federativa formada de 27 estados e 5 507 municípios, com um total de 54 266 618 domicílios.

 

A industrialização concentra-se no triângulo formado por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com destaque na produção de café, banana, cacau, tabaco, açúcar, feijão, citrinos, milho, soja, algodão, arroz, trigo, batata e mandioca. É primeiro produtor mundial de café e de carne, e ocupa as primeiras posições na produção de cana-de-açúcar, soja, milho e cacau. É também primeiro produtor sul-americano de caucho. Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia são os principais estados agrícolas. Cerca de 60% da superfície do país é floresta, e tem uma relevante reserva de pinheiros no Paraná, que serve de matéria-prima para as indústrias de madeireira e de papel. Também exporta outras espécies, como o cedro e a nogueira. A pecuária tem demonstrado uma evolução nas últimas década com a modernização das técnicas e a formação profissional. 

 

No sector mineral, o Brasil possui a segunda maior reserva de ferro do mundo em Minas Gerais e Pará (serra dos Carajás), além de manganésio, crómio, níquel, carvão, fosfatos, cobre, urânio e bauxite, e possui boas reservas petrolíferas, permitindo-lhe auto-suficiente energética, em conjugação com  a  produção de energia hidroeléctrica, da qual é derivada 90% da energia consumida no país. O sector secundário gira em torno das indústrias automobilísticas, siderúrgica, têxtil, química, de derivados agropecuários (açúcar, cacau, café, carne) e metalúrgica (aço, alumínio, ferro, zinco, chumbo

 Bandeira do Brasil - É formada de uma base rectangular verde. A cor verde representa as oliveiras em torno da Casa Real de Bragança da qual fazia parte D. Pedro I, bem como as matas e as florestas; a cor  amarela do losango simboliza a casa de Habsburgo da qual fazia parte D. Leopoldina, bem como o ouro e as riquezas minerais, e o losango é um símbolo heráldico feminino representando-o a imperatriz; o disco azul representa o céu; as estrelas, os Estados da União, vistas por um observador situado fora da esfera celeste na manhã de 15 de Novembro de 1889, às 8,30 horas; a faixa branca representa a paz, e a sua  inscrição “Ordem e Progresso” do lema do positivismo de Augusto Comte, amor por principio, ordem por base,  progresso por fim, e a realização dos ideais republicanos: busca de condições sociais básicas das populações e o melhoramento do pais, em termos materiais, intelectuais e morais. O Brasil é o único país cuja bandeira respeita a posição astronómica das estrelas. É por esse motivo que as duas faces de sua bandeira são exactamente iguais, com a faixa branca inclinada da esquerda para a direita (do observador que olha a faixa de frente), sendo vedado fazer uma face como avesso da outra.
Adoptada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira actual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com excepção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de Maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado. 
 

 

 

02.06.2011 - O Brasil lançou hoje o plano, Brasil sem Miséria, para acabar com a pobreza extrema dos seus 16 milhões de pessoas, até 2014. A ideia consiste em garantir-lhes, renda, acesso a saúde, água, qualificação educacional, etc. Este plano é complementado com o Plano de busca ativa, em que uma equipa governamental vai a procura das pessoas necessitadas.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.