ler, comentar e refletir

 

 

                         CPLP

 

CPLP é uma associação dos países lusófonos, falantes da língua portuguesa, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Tem como objetivo a difusão da língua portuguesa e a intensificação das relações culturais e económicas, entre eles. No mapa encontram-se representados à vermelho.

A língua portuguesa possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, na União Africana, na Organização dos Estados Americanos, na União Latina, além de ser língua oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP). In wikipedia

 

A língua portuguesa depois de expandir-se do seu berço, condado portucalense, até ao Algarve, à partir do século XV difundiu-se também nas costas africanas, americanas e asiáticas, incluindo as ilhas atlânticas, através da expansão ultramarina portuguesa. O português é hoje falado por mais de 260 milhões de pessoas, sendo a quinta língua mais falado no mundo. É língua oficial dos países de CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, bem como em Macau e na Guiné Equatorial. É também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa, em Goa, Damão, Dadrá e Nagar-Aveli, e Diu. Em Goa há instituições, como, a Fundação do Oriente e a Sociedade de Amizade Indo-Portuguesa, dedicadas ao ensino da língua portuguesa e é ensinada como língua de opção, nas escolas primárias, desde que haja número suficiente de alunos e professores disponíveis. A Universidade de Goa tem um departamento de português. Há também pequenas comunidades de pessoas que faziam parte do império português, até ao século XVII, que usam o crioulo português, espalhadas, pelas costas da Índia oriental e ocidental, Ceilão, Malaca, na Malásia, e na África Oriental. 

As comunidades portuguesas estabelecidas, em África do Sul, Venezuela, Estados Unidos de América, Canadá, França, Alemanha, Luxemburgo, Suiça e Inglaterra, são agentes da difusão da língua e cultura portuguesa, em cada um desses países. As comunidades dos imigrantes em Portugal, marroquinos, ucranianos, moldavos, russos, romenos, chineses e industânicos, obrigados a aprender português como língua de trabalho, podem-se tornar também agentes difusores da língua portuguesa nos seus respetivos países de origem.  

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

criar loja online gratis Webnode