ler, comentar e refletir

 

 

 

Bandeira de Angola - É formada de duas faixas horizontais iguais, sendo a superior vermelha representação do sangue derramado na luta pela independência, e a inferior negra, simbolo do continente africano. A roda dentada no centro com uma catana cruzada e uma estrela representam os trabalhadores. Estes símbolos assemelham-se aos símbolos comunistas de foice e de martelo da bandeira da antiga União Soviética. Em 2003 a Comissão Constitucional apresentou ao público uma nova proposta de uma nova constituição, um novo hino e uma nova bandeira, em que as faixas inferior e superior são azuis escuras, representando a liberdade, justiça e solidariedade. As duas faixas intermédias são brancas e representam a paz, unidade e harmonia. A faixa central é vermelha e representa o sacrifício, tenacidade e heroísmo, e no seu meio  um sol amarelo com 15 raios, compostos de três círculos irregulares concêntricos, inspirado nas pinturas rupestres encontradas na caverna de Tchitundo-Hulu, na província do Namibe. O sol simboliza a identidade histórica e cultural e a riqueza de Angola.

Síntese sócio-política: População: 12 500 000 habitantes;unidade monetária: kwanza (kz); capital é Luanda; superfície: 1246700 Km2; costa atlântica: 1.650 Km; fronteira terrestre: 4.837 Km. A população é composta de vários povos, etnias, culturas e uma diversidade de idiomas, sendo o português a língua oficial. As línguas locais são umbundu, kimbundu, kikongo, tcokwe, fiote, kwanyama. Quanto as religiões, o catolicismo é a principal religião com 51%, protestantismo com 17%, animismo tradicional com 30% e outras com 2%. Divisão Político-Administrativa: 18 Províncias, 163 Municípios, 475 Comunas.

Em 1992 foi implementada a democracia, com a realização das primeiras eleições democráticas. A constituição estabelece o sistema semi-presidencialista com os seguintes órgãos do Estado: Presidente da República, Assembléia Nacional, Governo com um mandato de 5 anos e os Tribunais.

Possui uma grande diversidade de recursos naturais, petróleo, gás natural, diamantes, fosfato, ferro, manganésio, cobre, ouro e rochas ornamentais, possuindo 35 dos 45 minerais mais importantes do comércio mundial. A cultura do café e o petróleo representam 90% das exportações. As principais bacias de petróleo em expansão situam-se junto à costa nas províncias de Cabinda e Zaire, no norte do país. As reservas de diamantes nas províncias de Lunda Norte e Lunda Sul são admiradas pela sua qualidade e consideradas umas das mais importantes do mundo. Possui também uma grande produção pecuária.

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.